quarta-feira, 13 de abril de 2011

Crianças e livros



Esta semana teve reunião de pais na escola do meu filho caçula. E nestas reuniões a professora sempre fala do meu filho, que está com 5 anos e na educação infantil III, o antigo jardim III.
Geralmente ela fala do quanto as meninas da sala gostam dele, etc. Já tive que encarar algumas mães e pais dizendo: Ahhhhhhhh!! Vc que é a mãe do Ian??!!!! Porque suas queridas filhas são totalmente caidinhas pelo meu aprendiz de galã.

Mas, desta vez não foi esse o tema que envolveu meu filhote. Ela contou a todos que foi questionada por um aluno, (e aí falou o nome dele), sobre o porque não tinha o dia do livro, se tinha o dia do brinquedo, o dia da fruta e o dia do dvd! Ela contou que ficou sem resposta, pois ele é um aluno que leva todos os dias um livro pra escola. 

Realmente o Ian leva todos os dias um livro pra escola, religiosamente, e não foi eu que ensinei, foi iniciativa dele. Fiquei muito feliz, especialmente por meu filho se destacar não por causa das meninas, mas por causa dos livros, porque a atitude dele fez com que as outras crianças começassem a levar livros pra sala também.
Depois no encontro individual com a professora, ela me falou que na verdade ela teve que perguntar a diretora se esse aluno que levava livro todos os dias podia manter o hábito, porque tem dia para tudo na escola. Já que a diretora autorizou, ela passou a ler para as crianças os livros que meu filho levava.
Contei a ela que o Ian gosta muito de livros, e que ele e o irmão (João Gabriel de 7 anos, que tb leva livros pra aula) gostam de ficar em livrarias, e que além disso eu passo boa parte do tempo lendo e que já possuo um acervo de quase 500 livros. 

Quando terminou a reunião, ela voltou pra sala de aula e conversando com os alunos sobre os livros ela contou que o Ian morava em uma biblioteca! Ele chegou em casa todo feliz contando: Mãe a tia falou que eu moro numa biblioteca! Num é legal?!!
Eu achei um barato, porque vejo os frutos do exemplo aparecendo! A sementinha está germinando e eu já tenho herdeiros para a única coisa que eu tenho para deixar pra eles....Meus livros!

Vale a pena pensar: O que estamos fazendo para deixar de exemplo para nossos filhos?O que somos hoje servirá de norte para nossas crianças?
O que nossos filhos aprendem é o que fazemos e não o que dizemos.
Vale a pena pensar não é mesmo??!!

Um comentário:

  1. Mas que linda atitude do teu filho.

    E vc tb está de parabéns, com certeza ele te vê lendo e de alguma forma quer te copiar.

    Na escola daqui por exemplo desde o jardim de infância as criancas já estao acostumadas a ter um livro nas maos, é que em cada sala há uma mini biblioteca. E qdo a crianca já acabou de fazer as tarefas na sala, ela é convidada a visitar o cantinho da leitura. Nas salas tb há o cantinho de pensamento lógico. Que sao brinquedos onde ajudam as criancas a trabalharem sua concentracao. Eu acho o máximo!


    Boa semana e um bjao no teu filho

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Crianças e livros . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*