quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Como rezar o terço?



Ola, vamos aprender a rezar o terço?

Sei que tem muita gente  que diz que o terço é só uma repetição de palavras automáticas, mas não é bem assim. O terço é mais que uma devoção: é um caminho que nos mostra a porta de entrada da salvação: Jesus.

O Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios – denominados Terço – e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. 

Para se rezar o Santo Rosário, criou-se um instrumento denominado "Terço" exatamente por conter as bolinhas (ou contas) necessárias para contar as orações recitadas, correspondentes à uma terça parte do Rosário completo original, que continha 15 mistérios.
O "terço" é composto de uma cruz seguida de contas (bolinhas), trançadas em um fio ou corrente, separadas em grupos específicos que representam no total as orações de um Credo, seis Pai-Nosso e cinquenta e três Ave-Maria, ou seja, a terça parte do Rosário.

Aos mistérios originais,
  1.  Mistério Gozoso ou da Alegria: que medita a anunciação até o nascimento de Jesus.
  2. Mistério Doloroso ou da Dor: que medita o calvário de Jesus até sua morte.
  3. Mistério Glorioso ou da Glória: Que medita a Ressurreição de Jesus e os fatos ocorridos após a Ressurreição
O Papa João Paulo II instituiu novas meditações na qual meditamos a vida pública de Jesus, e foi chamado Mistérios de Luz ou Mistérios Luminosos.

O Rosário é uma ferramenta muito eficaz no auxílio das nossas orações porque é uma oração mental, já que você pensa nos textos bíblicos de cada mistério e uma oração vocal na qual você repete as orações do Pai-Nosso e da Ave-Maria.

Quando você reza o Terço,você meditado em cada dia da semana um Mistério específico. Assim:
  • Os Mistérios Gozosos rezam-se as Segundas e Sábados
  • Os Mistérios Dolorosos rezam-se as Terças e Sextas
  • Os Mistérios Gloriosos rezam-se as Quartas e Domingos
  • Os Mistérios Luminosos rezam-se as Quintas
Quando você se propõe a rezar o Rosário inteiro, é só rezar todos os mistérios no mesmo dia!

Então, o método para rezar o terço é:

No início

+ Pelo Sinal da Santa Cruz + Livrai-nos Deus, Nosso Senhor + dos nossos Inimigos. + Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Oferecimento:
Divino Jesus, eu Vos ofereço este Terço que vou rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta devoção. (Ofereço-Vos, particularmente, este terço por...)

CredoA cruz no rosário representa nossa Profissão de Fé e é usada para iniciar o terço. Segurando a Cruz, reza-se:

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus  Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;   creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-NossoSegura-se a primeira conta grande e reza-se:

Padre nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; e perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação; Mas livrai-nos do mal.Amém.

Ave-MariaNas próximas três contas menores, reza-se:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte.Amém.

Glória - Antes da próxima conta grande, reza-se:

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

No final reza-se:

Agradecimento:
Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-Vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo, e, para mais Vos agradecer, Vos saudamos com uma Salve Rainha...

Salve-Rainha
Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

E os Mistérios? reza-se e medita-se assim:
Mistérios Gozosos:
1º mistério: Anunciação do anjo a Maria (Luc 1,26-38)
2º mistério: Visitação de Maria a Santa Isabel (Luc 1,39-45)
3º mistério: Nascimento do Menino Deus (Luc 2,1-21)
4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo (Luc 2,22-33)
5º mistério: Perda e encontro de Jesus (Luc 2,42-52)
Mistérios Dolorosos:
1º mistério: Oração e agonia de Jesus no Getsémani (Mat 26,11-26)

2º mistério: Flagelação de Cristo (Mat 27,11-26)

3º mistério: A coroação de espinhos (Mat 27,27-31)
4º mistério: A subida ao Calvário (Jo 19,25-37)
5º mistério: A morte na cruz (Jo 19,25-37)



Mistérios Gloriosos:
1º mistério: Ressurreição do Senhor (Jo 20,1-18)
2º mistério: A ascensão de Jesus (Luc 20,50-53)
3º mistério: Pentecostes – A vinda do Espírito sobre Maria e os apóstolos (At 2,-13)
4º mistério: Assunção de Maria aos céus (Sl 44,11-18)

5º mistério:Coroação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra (Ap 12,1-4)


Mistérios Luminosos:
1º mistério: Batismo de Jesus no Jordão (Mat 3,13-17)
2º mistério: Milagre de Jesus nas bodas de Caná e Auto revelação de Jesus (Jo,1-12)
3º mistério: Anúncio do Reino de Deus com um convite à conversão (Mac 1,14-15)

4º mistério: Transfiguração do Senhor (Luc 9,28-36)

5º mistério: Instituição da Eucaristia (Mat 26,26-28)

O mais importante de tudo é que a oração das dez Ave-Maria seja feita com muita fé e humildade, saudando nossa Santa Mãe e mantendo-se em mente a meditação do que prega o mistério anunciado.

CADA AVE-MARIA REZADA É UMA ROSA
QUE O CRISTÃO DEPOSITA AOS PÉS DA VIRGEM MARIA!


A meditação faz com que nossa fé e nossa confiança em Jesus e Maria sejam aumentadas, dando-nos a certeza da sagrada presença. "Onde uma ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome aí estarei EU no meio deles!" esta afirmação é do próprio Jesus.

Rosário, uma Chuva de Graças!


“Maria é a estrela da nova evangelização”, tem afirmado com frequência o Santo Padre. Basta começar a rezar o Terço, que uma chuva de graças envolve a pessoa, a esperança renasce, os problemas mais difíceis se resolvem, quase por si, e a paz volta a reinar nos corações. É assim, com suavidade maternal, que Maria conduz os seus devotos para Jesus.

É isso! Como nossa Mãe Maria sempre nos pede: Rezem o terço todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Como rezar o terço? . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*