terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pétalas de Rosas de Sta. Teresa Benedita da Cruz - Edith Stein

Acredito que você pode ajudar melhor os outros, preocupando-se o menos possível consigo, com as soluções e mantendo sempre uma atitude despreocupada e alegre.

A nova geração de hoje passou tantas crises que não nos entende mais, mas devemos tentar compreendê-la, pois daí então poderemos talvez ajudá-la um pouco.

Pois Deus, a Santíssima Trindade inteira está em nós. Quando conseguimos construir em nosso interior uma morada bem fechada, retirar-nos para dentro o maior número de vezes possível, então, não nos poderá faltar mais nada em nenhum lugar do mundo.

A essência mais íntima do amor é a doação. Deus, que é amor, doa-se nas criaturas, que Ele criou para o amor.

Acolher Deus significa dirigir-se a Ele na fé, ou “ter fé em Deus”. Assim a fé é um captar, agarrar Deus. Experimentá-lo, no entanto, pressupõe ser experimentado: não podemos crer sem a graça. E a graça é o compartilhar da vida divina. Quando nos abrimos para a graça, temos o inicio da vida divina em nós.

Sou somente um instrumento do Senhor. A quem me procura, desejo dirigi-lo para Ele. E onde sinto que não é isto, mas o simples interesse pela minha pessoa, aí não posso servir como instrumento e devo pedir ao Senhor que me ajude por outros caminhos; pois Ele jamais depende de uma só pessoa.

Quando algo se realiza do que pedi em oração longamente e com perseverança, fico ainda mais encantada com o poder do que com a graça alcançada imediatamente.

Penso, de qualquer modo, estarmos seguindo um caminho muito seguro e cada uma fazemos todo o possível para tornar-nos vazias de nós mesmas, a fim de nos deixar preencher com a graça divina.

Para mim é muito irreal pensar que a misericórdia divina se ligue nos limites da Igreja visível. Deus é verdade. Quem procura a verdade está na busca de Deus, queira ou não queira.

Geralmente recebemos uma cruz mais pesada, quando desejamos nos livrar daquela que tínhamos antes.

A fé está mais próxima da sabedoria divina do que toda ciência filosófica, mesmo teológica. Todavia, visto que andar no escuro trona-se difícil, por isso cada raio de luz, que cai em nossa noite como impedimento da futura clareza, é uma ajuda inestimável para não errar em nosso caminho.

O amor é, em seu sentido íntimo, doação do próprio ser e união como amante. O espírito divino, a vida divina, o amor divino – tudo isso não significa nada mais do que: Deus mesmo – conhece-o quem faz a vontade de Deus. Pois, na medida em que ele faz, com a mais íntima doação, aquilo que Deus exige dele, a vida divina torna-se sua vida íntima: ele encontrará em si, quando entrar em si.

A oração da Igreja é a oração do Cristo vivo. Ela tem seu modelo na oração de Cristo durante sua vida humana.

O que seria oração da Igreja, se não fosse a entrega totalitária dos grandes amantes de Deus, que é Amor?

Estou feliz por tudo. Só podemos adquirir a ciência da cruz, experimentando a cruz até o fim... Repito no meu coração: Ave, cruz, spes única (Ave, cruz, única esperança).

Deus dirige a cada um de nós seus próprios caminhos: um chega mais fácil e mais rápido à meta do que outro. Na realidade é pouco o que podemos fazer em relação àquilo que opera em nós. Mas esse pouco devemos fazê-lo. Isto é, antes de tudo: Perseverar na oração pelo caminho reto sob o impulso da graça quando a sentimos, e segui-la sem resistência. Quem age assim, perseverando pacientemente, não poderá dizer que seus esforços sejam em vão. Somente não deve dar um prazo ao Senhor.

Existe uma vocação para o sofrimento de Cristo e, por isso, para a colaboração com sua obra redentora. Quando estamos unidos com o Senhor, somos assim membros do Corpo Místico de Cristo: Cristo continua vivo em seus membros e continua seu sofrimento neles; e o sofrimento que se suporta em união com o Senhor é seu sofrimento, colocado na grande obra redentora e nela existe seu fruto. É o pensamento fundamental de toda a vida religiosa, mas principalmente da vida do Carmelo: colaborar na salvação da humanidade pelo sofrimento voluntário e alegre em prol dos pecadores.

A cruz é mais eficiente do que a mortificação que se exerce por livre e própria escolha. Sim, a cruz enviada por Deus, exterior e interior.

Ó Senhor, meu Deus, dá-me tudo, tudo o que for guia para chegar mais a ti. Ó Senhor, meu Deus, tira-me toda de mim e apropria-te totalmente do meu ser.

Cada um deve conhecer a si mesmo para saber onde e como poderá encontrar a serenidade e a paz. O melhor é jogar todas as preocupações, por curto tempo, diante do Santíssimo, frente ao sacrário, para quem não é possível, para quem é necessário talvez um repouso corporal, uma pausa em seu próprio quarto. E, quando não há possibilidade para um repouso exterior, porque não existe lugar para onde se retirar, quando deveras ofertas irrecusáveis impedem a hora silenciosa, pelo menos fechamos o nosso interior, por um momento, contra o resto e nos refugiaremos no Senhor. Ele está aí e nos oferece, nesse único momento, aquilo de que precisamos.

- Tudo aceitar como é, colocar nas mãos de Deus e entregá-lho. Assim se poderá repousar Nele, descansar de verdade e começar o novo dia como uma nova vida.

Fonte: http://www.carmelosantateresa.com/santos/edithstein.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Pétalas de Rosas de Sta. Teresa Benedita da Cruz - Edith Stein . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*