sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santas Carmelitas


Hoje é o dia de Santa Teresa de Jesus, a Teresona como alguns chamam, por causa da Santa Teresinha do Menino Jesus.
Eu tenho um carinho especial pelas Santas Carmelita, o motivo eu não sei, mas tenho essa conexão forte desede que eu era adolescente. Primeiro com Santa Teresinha do Menino Jesus, especialmente depois que eu li "História de uma alma", depois veio a agraciada de hoje, Santa Teresa D´Avila ou Santa Teresa de Jesus, depois que eu li "O livro da Vida".
Muitos anos depois, depois de passar da fase mundana para uma fase mais focada nos estudos. Por coincidência ou não, mais uma Santa Carmelita atravessou meu caminho e com ela passei uma longa temporada. Essa foi Santa Teresa Benedita da Cruz ou Santa Edith Stein. Nessa me debrucei mesmo pois nela juntei minha devoção e minha profissão, e fiz uma TCC sobre ela. Não atoa a fonte de conversão de Edith Stein, foi a minha amada santa celebrada hoje, Santa Teresona!!
Além destas ainda tem um Santo do qual tenho um amor imenso e que foi amigo de Teresona e se chama São João da Cruz.
Enfim, não sei o porque da minha apreciação ou sei lá o que pelos carmelitas e sua espiritualidade, mas uma vez alguém me disse que tenho alma carmelita. Achei isso bem legal, porque luto para que minha alma seja carmelita e no céu eu possa abraçar este grandes Santos da Igreja que na terra são fonte de consolo e ensino para minha alma.

Por ser dia de Santa Teresa de Jesus, coloco aqui os textos do Ofício das Leituras de hoje, que está na Liturgia das Horas e fala desta Santa Doutora da Igreja católica.

SANTA TERESA DE JESUS, VIRGEM
E DOUTORA DA IGREJA

Memória
Nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582.

Das Obras de Santa Teresa de Jesus, virgem

(Opusc. De librovitae, cap.22,6-7.14)
 (Séc.XVI)


Lembremo-nos sempre do amor de Cristo
Com tão bom amigo presente, com tão esforçado chefe, tudo se pode sofrer. Serve de ajuda e dá
reforço; a ninguém falta. É amigo verdadeiro. Sempre tenho visto claramente que, para
contentarmos a Deus e para que nos faça ele mercês, quer que seja por intermédio desta
humanidade sacratíssima, na qual declarou Sua Majestade ter posto suas complacências.
É o que muitíssimas vezes e muito bem tenho visto por experiência, e também mo disse o
Senhor. Tenho compreendido claramente que por esta porta havemos de entrar, se quisermos
que nos mostre grandes segredos a soberana Majestade. De modo que não se queira outro
caminho, ainda que se esteja no cume da contemplação. Por aqui se vai seguro. É por meio
deste Senhor nosso que nos vêm todos os bens. Ele ensinará o caminho: contemplemos sua
vida, porque não há modelo melhor.
O que mais queremos, do que ter a nosso lado tão bom amigo, que não nos deixará nos
trabalhos e nas tribulações, como fazem os amigos deste mundo? Bem-aventurado quem o amar
de verdade e sempre o trouxer junto de si. Olhemos o glorioso São Paulo de cujos lábios, por
assim dizer, não saía senão o nome de Jesus, tão bem gravado o tinha no coração. Desde que
entendi isto, tenho considerado atentamente alguns santos, grandes contemplativos, tais como
São Francisco, Santo Antônio de Pádua, São Bernardo, Santa Catarina de Sena. Com liberdade
havemos de andar neste caminho, entregues às mãos de Deus. Se Sua Majestade quiser elevar-
nos à categoria de seus íntimos e confidentes dos seus segredos, vamos de boa vontade.
Quando pensarmos em Cristo, sempre nos lembremos do amor com que nos concedeu tantas
graças e da grande ternura que nos testemunhou em nos dar tal penhor do muito que nos ama,
pois amor pede amor. Procuremos sempre ir considerando estas verdades e estimulando-nos a
amar. Porque, uma vez que nos conceda o Senhor a graça de que este amor nos seja impresso
no coração, tudo nos será mais fácil: faremos grandes coisas muito depressa e com pouco
trabalho.

Se vc quiser conhecer mais sobre alguns Santos Carmelitas: Clique aqui
Meu trabalho sobre Edith Stein: Clique aqui
Livros: 
  • São João da Cruz - Doutor do "Tudo ou Nada". Autor: Pedro Paulo Di Bernardino
  • Edith Stein - Como ouro purificado pelo fogo. Autora: Elizabeth Miribel
  • História de uma alma. Autora: Santa Teresa do Menino Jesus
  • Livro da Vida. Autora: Santa Teresa de Jesus


SANTA TERESA DE JESUS, INTERCEDEI POR NÓS!



2 comentários:

  1. Ei querida !
    Passando no seu cantinho para te desejar
    um ótimo final de semana!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Já li alguns livros sobre as duas Teresas, e são verdadeiramente belas as histórias de vida das duas. São sinais de Deus, exemplos para cada um de nós.

    Gd beijo
    Socorro Melo

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Santas Carmelitas . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*