sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Então chegou mais um Natal...




Hoje estava lendo o blog da Glorinha o post sobre o Natal e de como é absurda a forma como transformaram o Natal em uma festa pura e simples de comercio. Partilho com ela do mesmo espanto  porque até os cristão se esqueceram porque comemorar essa data.

Quem quiser ler o post da Glorinha Clique aqui

Aqui em casa o ponto máximo do nosso Natal é a Santa Missa de Natal. O sentido está no Cristo, o Verbo Encarnado no seio da Virgem Maria. É claro que enfeitamos a casa, montamos árvore, preparamos a ceia, mas deixamos claro que a festa é para Jesus, inclusive com bolo, vela e "parabéns para vc". Os presentes estão deixando de ser o foco principal e providencialmente este ano o presente deles só chegará depois do Natal (culpa do submarino). Mas o importante é que eles sabem que ganharão o presente, mas quem deve realmente ser presenteado é o menino Jesus e sua Sagrada Família.
Meu coração se alegra nesta data porque a idéia parece estar sendo aprendida! Hoje os meninos acordaram gritando: Hoje é o aniversário de Jesus!! Hoje tem a festa de Jesus!!

E para celebrar o aniversário de Jesus... (fico imaginando Nossa Senhora preparando o bolo de aniversário!!! rsrsrsrs...)... coloco um trecho do texto da minha amiga Santa Edith Stein, chamado "O Mistério do Natal".


Santa Teresa Benedita
 da Cruz - Eith Stein
"Quando so dias ficam cada vez mais curtos, quando caem os primeiros flocos de neve (normal, no inverno alemão), então surgem suavemente os primeiros pensamentos natalinos.
Destas simples palavrasemana um encanto ao qual é difícil um coração ficar indiferente. Mesmo os que tem uma fé diferente, ou os infiéis, para os quais a antiga história da criança de Belém nada significa, preparam-se para a festa e pensam, em como acender um raio de alegria em toda parte. É como uma correnteza quente de amor perpassando toda a terra, meses e semanas antes. Uma festa de amor e de alegria. Esta é a estrela para a qual todos se dirigem nos primeiro meses de inverno. Para os cristãose, principalmente, para os cristãos católicos, significa algo mais: a estrela os conduz para o presépio onde está  a criança, que traz a paz a terra. A arte cristã apresenta-nos isso através de inúmeros quadros formosos; cantos antigos nos falam sobre isso, fazendo ecoar todo o encanto da infância.
Para quem vive a Liturgia da Igreja, os sinos do "Rorate Coeli" e os cânticos do advento, despertam no coração uma santa saudade; para quem está unido a fonte inesgotável da santa liturgia, o grande profeta da encarnação diariamente bate a porta com suas poderosas palavras de advertências e promessas: "Céus, gotejai lá de cima, e que as núvens chovam o justo! O Senhor já está perto! Vinde adoremo-Lo! Vem Senhor, não tardeis mais! - Jerusalém, regozijai com grande alegria, pois teu Salvador vem a ti". De 17 a 24 de Dezembro, as grandes Antífonas do "Ó" conclamam para o Magnificat (Ó Sabedoria, Ó Adonai, ò Raiz de Jessé, Ó Chave de Davi, Ó Sol Nascente, Ó Rei dos Reis, Ó Emanuel), de forma mais saudora e enérgica: "vinde para nos libertar." E, sempre mais promissora, ecoa: "Veja, tudo se completou" (no último domingo do Advento); e, finalmente: "Hoje sabereis que o Senhor virá e amanhã contemplareis a sua glória". Sim, quando à noite, as luzes clareiam as árvores enfeitadas, e os presentes são trocados, o desejo incompleto aponta para um outro clarão de luz. Os sinos tocam para a missa do galo, e se renova nos altares, enfeitados de luzes e de flores, o milagre da noite santa: "E o verbo se fez carne e habitou entre nós". Agora sim, chegou o momento da feliz redenção. (p. 11e12)
FONTE: Stein, Edith. O Mistério do Natal. Bauru-SP: EDUSC, 1999.

Então neste Natal, desejo a todos os que tem fé, um Santo e feliz encontro com a Sagrada família que se regozija com a chegada do Menino Deus. E para os que não acreditam nesse meninos, um Feliz, alegre e tranquilo Natal!


4 comentários:

  1. Um abençoado Natal para você, Amica Philosophiae, e toda sua família!! Que o Menino Jesus esteja sempre presente em nossos corações e em nossas vidas!! Beijos, bom dia :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Chegando para te desejar que 2011 venha repleto de surpresas maravilhosas p vc!!

    Aproveito para informar que, para abrir maravilhosamente este novo ano, o Mix e a Andros Editora estão com uma mega promoção imperdível!
    Passe lá: http://www.mixculturainformacaoearte.com/2010/12/mega-promocao-andros-editora-e-blogs.html

    Aviso tb que:
    PERCEBI, VISITANDO MEUS SEGUIDORES E OS BLOGS QUE SIGO, QUE NÃO ESTOU COMO SEGUIDOR DA MAIORIA DELES. E NÃO CONSIGO SEGUIR, DIZ QUE O DONO DO BLOG ME BLOQUEOU...
    QUERIDOS ESTOU SEGUINDO VOCÊS SIM VIU? SÓ NÃO CONSIGO MAIS ME INSCREVER NOVAMENTE NOS SEGUIDORES...

    ResponderExcluir
  3. Para mim o natal é apenas uma data no calendário. Meu olhar vai mais além de ilusões impostas por filosofias embutidas. respeito todos que crêem, afinal, crer é um direito de cada um. Mas não consigo abraçar essa crença numa data que só foi estabelecida para silenciar outras crenças. Até porque se analisarmos a história do cristianismo veremos o quanto ela é falha. Mas acho que concordo com os filosofos que dizem que o limite da fé é justamente a razão. Quanto mais se questiona, mais se afasta do olho do furacão.
    Que 2011 seja um ano de muito paz e sabedoria. Bacio

    ResponderExcluir
  4. Querida Cíntia!
    Estive sem conexão lá na serra, mas venho agora para desejar-lhe um ano novo cheio de bençãos e realizações.
    Obrigada pelo carinho de sempre!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Então chegou mais um Natal... . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*