segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alguns ensinamentos a uma Filotéia


Tenho lido muitas coisas ao mesmo tempo, mas são leituras quetem um propósito a cada momento. Por exemplo, seguindo as orientações de me Diretor Espiritual, faço minhas meditações e orações pelo livro:

Fernandez-Carvajal, Francisco. Falar com Deus- Meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante, 2003.
São textos baseados na liturgia de cada dia da missa. São excelentes para aprofundas no Evangelho e até mesmo para ajudar a entender uma passagem ou outra que não nos é muito clara. São vários volumes que abraçam cada tempo da Liturgia da Igreja.

Como leitura de crescimento espiritual para nos ajudarne compreensão da doutrina e da fé, estava lendo, porque terminei hoje:
Sales, São Francisco. Filotéia. Petrópolis: Vozes, 2004.
Livrinho pequenino no tamanho, mas gigante nos ensinamentos. Eu pensava que o terminaria logo e levei meses lendo. Primeiro porque é muito profundo e nos causa grandes transformações, mesmo que quisesse não conseguia avançar... Segundo, é um verdadeiro remédio, se é que posso falar assim, pois a cada tempo espiritual que nossa alma vive e imediatamente ao retornar a ele, você recebe bondosamente e claramente a resposta para o anseio de sua alma. Me apaixonei !! Pr isso compartilho aqui algumas linhas do fim deste tratado para uma Filotéia (Filha de Deus ou como o autor coloca, uma alma que ama a Deus) que pode ser aquela filha espiritual para o qual ele escreveu este tratado, como pode ser eu ou você.

"Tua alma tem uma vontade capaz de amar a Deus e incapaz de odiá-lo nele mesmo. Vê quão nobre é teu coração, que, nada achando entre as criaturas que o possa saciar plenamente, só encontre o su repouso em Deus. Lembra-te vivamente dos prazeres mais queridos e procurados que outrora ocuparam teu coração e julga agora parcialmente se não eram misturados de muita inquietação, pesar, aborrecimento e amargura, de sorte que teu pobre coração só achava aí misérias.
Ah! Com demasiada ânsia vai ao nosso coração atrás dos bens criados, persuadido de achar neles a situação dos seus desejos; mas assim que os saboreia, reconhece a impossibilidade. Deus não quer que ele ache repouso em parte alguma, como a pomba que saiu da arca de Noé, para que volte a seu Deus, de quem se tem afastado.
Ó quão grande é a excelência de nosso coração! E por que o conservamos de nós, contra a sua vontade, nas escravdão das criaturas?
Ó minha alma, deves dizer, tu podes perfeitamente conhecer e amar a Deus; para que te entretens em coisas tão baixas? Podes pretender a eternidade, e por que procuras bens passageiros? Foi esta a infelicidade do filho pródigo; tendo podido viver à mesa deliciosa de seu pai, viu-se forçado a comer resto de animais. Ó alma, tu és capaz de possuir a Deus; infeliz de ti, se te contentas com menos do que Deus!
Eleva pois, e anoma tua alma, que é eterna, a contemplar e aspirar à eternidade de que ela é digna". (p.436-436)

"E também te digo, Filotéia: olhas para o céu e não queiras o trocar pela terra; olha para o inferno e não te lances aí por um prazer momentâneo; olha para Jesus Cristo e não o renuncies pelo mundo; e quando a prática das virtudes te parecer árdua, canta com São Francisco: "É tão grande o prazer que espero, que a dor com prazer tolero!"

Um comentário:

  1. São mesmo muito profundas essas palavras. Percebe-se assim que, foram escritas com muita unção! Também gosto muito de ler o livro "Imitação de Cristo", não deixo de ler todos os dias.

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Alguns ensinamentos a uma Filotéia . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*