segunda-feira, 3 de maio de 2010

Hunf...



Tem horas que bate um desânimo.................



Mas não demora e o socorro chega.....


(...) São João da Cruz, citando esta passagem, comenta: “Que mais queres, ó alma, e que mais procuras fora de ti, se dentro de ti tens as tuas riquezas, os teus deleites, a tua satisfação [...], o teu Amado, Aquele que a tua alma deseja e busca? Rejubila-te e alegra-te no teu recolhimento interior com Ele, pois o tens tão perto”

(...) Às vezes, pensamos que Deus está muito longe, mas a verdade é que está mais perto, mais atento às nossas coisas que o melhor dos nossos amigos. Santo Agostinho, ao considerar esta inefável proximidade de Deus, exclamava: “Tarde te amei, Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Tu estavas dentro de mim e eu te procurava fora de mim [...]. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Mantinham-me atado, longe de ti, essas coisas que, se não fossem sustentadas por ti, deixariam de ser. Chamaste-me, gritaste-me, rompeste a minha surdez. Brilhaste e resplandeceste diante de mim, e expulsaste dos meus olhos a cegueira”.

(...) Mas, para falar com Deus, realmente presente na alma em graça, é necessário o recolhimento dos sentidos, que tendem a derramar-se e a apegar-se às coisas; é necessário que nos saibamos “templos de Deus” e que nos comportemos de maneira conseqüente; que rodeemos de amor, de um silêncio sonoro, essa presença íntima da Trindade na nossa alma.

(...) Portanto, o primeiro degrau – para que a alma chegue a contemplar a natureza invisível de Deus – é recolher-se em si mesma”.

(...) Para chegar a este recolhimento, o Senhor pede a alguns que se retirem do mundo, mas, no caso da maioria dos cristãos (estudantes, donas de casa, trabalhadores...), quer que o encontrem no meio das suas tarefas. Pela mortificação habitual durante o dia – a que está tão ligada a alegria interior –, guardamos os sentidos para Deus: mortificamos a imaginação, livrando-a de pensamentos inúteis; a memória, deixando de lado as recordações que não nos aproximam do Senhor; a vontade, cumprindo o dever de cada momento.

Um comentário:

  1. Muito linda a mensagem, e aproposito quando vamos começar nosso grupo de estudo...risos

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Hunf... . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*