sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Blogagem Coletiva - INVEJA

* Esta Blogagem faz parte do Blogagem Coletiva de Café com bolo

Não sabia o que escrever sobre Inveja, na verdade não queria escrever sobre inveja. Sei lá! Parece que a gente não pensa muito nos sentimentos ruins, só nos bons, não é mesmo?!
Então fui lá no Catecismo da Igreja Católica pra ver o que se fala em termos de Doutrina católica.

§2539 A inveja é um vício capital. Designa a tristeza sentida diante do bem do outro e do desejo imoderado de sua apropriação, mesmo indevida.
Quando deseja um grave mal ao próximo, é um pecado mortal:
Sto. Agostinho via na inveja "o pecado diabólico por excelência". "Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo
e o desprazer causado por sua prosperidade."

É isso! Querer o que não te pertence, só porque o outro tem e vc não. Aí eu me pergunto: Se o outro comer bosta eu vou querer também? Me parece falta de autênticidade, de identidade. Mas a bendita da inveja existe, a energia que o sentimento propaga está aí pelo mundo, para subtrair das pessoas que as vezes só querem o bem da forma mais sincera e honesta possível. Mas deve ser justamente desses que os outros sentem inveja.!

Lembro-me de quando eu fiz o Open House do apartamento que eu moro e caiu nos meus ouvidos a seguinte frase: Gente, mas que saco! Como é que ela consegue e eu não!
Fiquei tão mal, nunca mais convidei essa pessoa para vir na minha casa!
Mas ao mesmo tempo não sou imune a inveja, porque muitas vezes já me peguei suspirando por algo que talves não deva pertencer a essa minha existência. E quando me percebo sentindo inveja, olho para o meu lado e vejo a minha vida e o que eu sou. Me arrependo, me confesso e vou aprendendo a lutar pelos meus sonhos e não ficar sonhando o sonho dos outros, mas fico agradecendo a Deus o que já foi possível até aqui.



Imagem tirada daqui

7 comentários:

  1. Legal Cynthia, gostei da sua reflexão. Não que seja maravilhoso sentir inveja. Ninguém gosta, nos angustia desejar o que não podemos ter. Mas compreender que faz parte de nós, como o amor, a raiva, o carinho, o perdão. Entender isso é o primeiro passo pra lutar contra.Mesmo achando que muitas vezes um sentimento assim nos impulsiona, não gosto de ter inveja tb, mas tenho. Luto contra ela e vou em frente. Assim como vc! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Cynthia

    Autenticidade de identidade... acho que é ´por aí.

    beijnhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cyntia! Pois e, fiquei no mesmo dilema: como escrever sobre um sentimento tao mesquinho, tao baixo, tao vil? Porque eu o entendo do jeito que voce o explicou, ou seja, querer que alguem perca o que tem, construiu, batalhou, simplesmente porque o invejoso nao possui o mesmo bem... Parabens pela forma que voce comstruiu o seu texto, ficou otimo para ler! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cynthia!

    É verdade, não gostamos de falar sobre sentimentos ruins, principalmente inveja, que nos deixa envergonhados. Pra mim também foi um desafio falar sobre isso.
    Concordo que em algum momento, por algum motivo, todos nós tenhamos sentido inveja, mas, o importante é perceber o que é bom e o que é ruim, e escolher sempre o melhor.
    Um ótimo texto.

    Um grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A VERDADE nos liberta...
    Tenhamos ótimo dia e reflexão com essa sugestão da Glorinha!
    Abraços fraternais e serenidade para discernir...

    ResponderExcluir
  6. Invejar a felicidade alheia é loucura: não nos saberíamos servir dela. A felicidade não se quer de confecção, mas sob medida ...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cyntia

    Parabéns!
    Admitir não é facil, pedir perdão é Divino.
    Muito bem! Sensacional, menina. Adorei.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Blogagem Coletiva - INVEJA . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*