sábado, 17 de maio de 2014

Citação - Dom Rafael Cifuentes e Viktor Frankl


"Por que estas situações se repetem hoje até a saciedade? Por que o homem moderno se encontra tão indefeso diante da decepção e se mostra tão vulnerável às frustrações? A resposta já a demos nestas páginas muitas vezes: Porque absolutiza o relativo. Porque diviniza o que é humano. E quando o humano e o que parecia absoluto se desintegram, o homem  se encontra como suspenso no ar: não acha nada em que apoiar-se, tudo parece que voa e se despenca como o rio numa imensa cascata. E se sente a vertigem da existência..." (Rafael Cifuentes - Deus e o Sentido da Vida - p. 111)

"Não tenho dúvidas em afirmar que sempre que alguém está desesperado  com ele mesmo dá a entender que divinizou algo, que fez dele um valor absoluto.
Uma época como a nossa, em que tão difundida está a frustração individual, é uma época de angústia desesperada para tantos, porque precisamente é uma época em que falta para muitos um sentido para sua vida e isto por sua vez porque se divinizam a capacidade do trabalho e do prazer. É indiscutível que também em tempos passados se dava a frustração existencial, mas os homens afetados por ela não acudiam ao médico, senão ao sacerdote, a quem agora deveriam recorrer em realidade." (Viktor Frankl - La idea psicológica del hombre - p. 72)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Citação - Dom Rafael Cifuentes e Viktor Frankl . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*