sábado, 3 de maio de 2014

Você tem medo de que?


Algumas pessoas quando são jovens tendem a não ter medo de nada, especialmente os adolescentes. Eu era assim! Adolescente destemida, andava na rua nas madrugadas, as vezes, sozinha. Não me preocupava. Mas eram outros tempos.

Porém, quando eu tive o meu primeiro filho, muitos medos começaram a aparecer, especialmente o medo de morrer. Foi a primeira vez em que eu pensei, que se eu não podia morrer nova. Afinal, tinha uma vida que dependia de mim, (hoje não tenho uma mas, duas vidas que dependem de mim). E afinal quando a minha mãe morreu, eu era uma menininha de 8 aninhos.

Desde que me tornei mãe, fiquei muito medrosa. Tenho medo de morrer enquanto meus filhos forem pequenos e deixá-los desamparados, pois eu sei na carne o tamanho da dor que é uma criança perder a mãe.

Tenho medo de que algo aconteça com meus filhos, porque não suportaria a minha vida se eles não estivessem comigo. Não sei se alguém daquele comercial no qual a mãe protege o filho todo para ele não se machucar!! Pois é, quase fiz aquilo. É sou super protetora sim! Na verdade existe uma grande luta interna em deixar que eles vivam certas coisas para que ganhem escopo interior e tornem-se pessoas independentes. 

O tempo todo quero protege-los, como se eu fosse estar sempre ali. Até aquela falsa idéia de que eles estiverem comigo nada vai lhes acontecer. Como mãe é boba!! A verdade é que isto não é garantia de nada. quando chegar a hora, minha ou deles, nada poderei fazer!

Bom mas, voltando aos medos...
Tenho medo de escuro e de barata
Tenho medo de tudo quanto é bicho que não seja fofinho e bonitinho
Tenho medo de não ser uma boa mãe.
Tenho medo de terminar minha vida sem amigos.
Tenho medo da violência que me cerca e por isso não dirijo mais, raramente me aventuro a noite.

Quando eu era criança tinha medo de me machucar, então era uma criança calma!Nunca caí de bicicleta, para não me machucar! Hoje ainda tenho medo de me machucar, mas não é só fisicamente, porque no íntimo de nós mesmo, quando se abre uma ferida, muitas vezes não há remédio que cure.

Tenho medo de não conseguir me sustentar. 
Tenho medo de ter Mal de Alzheimer e por causa da doença esquecer daqueles que eu mais amo, especialmente meus filhos.
Tenho medo de ficar velha e não poder mais andar por causa da minha artrose.
Tenho medo de ficar velha e sozinha.
Tenho medo de morrer e não poder ver Jesus face a face.

O medo de uma certa forma (desde que não seja patológico) é bom, porque faz parte do nosso instinto de sobrevivência e é o que nos permite saber até onde devemos ir, nos faz testar nossos limites e a reconhecer nossos limites. O medo nos lembra de o quanto somo finitos e que agora estamos aqui, amanhã podemos não estar mais. O medo é ruim sim, mas é bom também.

E você tem medo de que?

8 comentários:

  1. Tenho muitos medos. Os mesmos medos que você e que são muito comuns entre as pessoas. Observe que em sua maioria, são medos do algo que ainda está por acontecer, ou seja daquilo que nos causa insegurança. Pense e renove-se sempre. Alguns medos que vc tinha, já não existem mais e você nem percebeu que eles já se foram. Viva com calma e com cuidado, que tudo dará certo. Um grande abraço Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Verdade as vezes nem percebemos o medo ir embora! Obrigado pela lindas palavras!! bjo no coração.

      Excluir
  2. Quanto mais o tempo passa mais medo temos, é preciso combater isso. Observe que as idosas sempre andam nas ruas segurando a bolsa, avós olham todas as noites se as portas, janelas estão bem fechadas... Sempre trabalhei os meus medos, mas um não consigo combater - medo de barata e policial, por pressões na infância, a única forma das pessoas me deterem , horrível essa educação punitiva e amedrontadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela visita! Eu tb morro de medo de barata e não sou muito a favor de ficar perto da polícia, não me sinto segura. Mas eu acredito que o medo aumenta com a idade porque vamos tomando mais consciência da nossa finitude. O que acha?

      Excluir
  3. Ihhhhhh tantos medos nos assombram depois que ficamos adultos!
    Eu tenho medo de ficar doente e dependente de outros para cuidarem de mim.
    E dessa falta de segurança dos tempos de hoje, falta de liberdade de ir e vir e de ser atacada.
    Mas, vamos que vamos, a vida está aí para ser vivida.
    joturquezzamundial
    Boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jô pela visita!!! Tb tenho esse medo, mas mais ainda de não ter ninguém para cuidar de mim, como vejo tantos idosos por aí. Boa Semana, Beijoka!!

      Excluir
  4. Olá, querida Cynthia
    Alguns dos seus medos são os mesmos que os meus...
    O medo nos protege afinal...poupam-nos de algo pior...
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rosselia! Medo é um mecanismo de defesa!! As vezes devemos usá-lo!

      Excluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Você tem medo de que? . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*