segunda-feira, 12 de maio de 2014

Minha aventura na cozinha - Risoto de Abobrinha

Vim hoje relatar minha aventura na cozinha pré Dia das Mães.
Não sou muito de cozinhar, mas modéstia a parte, quando eu resolvo pilotar o fogão,  até que sou boa. Especialmente na culinaria do dia a dia e de pratos salgados. Em doce não, sou uma negação!

Há uns 4 meses, estava assistindo o programa Tempero de Família, do Canal GNT e o lindo do Rodrigo Hilbert, preparava para sua linda esposa um jantar. Os pratos eram: 
  • Salada Verde Crua,
  • Risoto de Abobrinha,
  • Chuchu a milanesa e
  • de sobremesa, Maçã do amor.
Eu nem gostava de abobrinha, até assistir este programa. Aconteceu o mesmo com comida japonesa!! Em um outro programa dele, ele ensinava a fazer sushi, sashimi, Tempura de camarão e Temaki.

O cara comia com tanta vontade e prazer que eu fiquei morrendo de vontade de comer comida japonesa. Well, o resultado é  que eu viciei em comida japonesa e abobrinha, graças ao fofo e lindo Rodrigo Hilbert.

Por isso, resolvi partilhar minha aventura na cozinha e o menu de hoje é:

Risoto de Abobrinha

Ingredientes:

Cebola, cenoura, chuchu, alho e manjericão. 2 xíc. de arroz arbóreo, 400gr de queijo parmesão ralado, vinho branco, manteiga, salsa e cebolinha e abobrinha. Azeite, sal e pimenta.

Primeira coisa é fazer o caldo de legumes. Em uma panela separei 1 litro de água, cortei em pedaços médio o chuchu e a cenoura. Coloquei o azeite (no olhomêtro), sal e pimenta e acrescentei um tempero chamado chimichurri e coloquei paracozinhar. Depois dos legumes cozidos, coei o caldo e reservei, os legumes comi como salada.



Segunda coisa é fazer uma pasta bem picadinha, no meu caso usei um mixer, com o alho, a cebola, a salsa, a cebolinha e o manjericão. Depois de tudo bem picadinho, acrescetei o sal e o azeite e reservei.

Esse mixer me ajuda MUITO! O meu é da Mallory


Em separado rale o queijo parmesão e pique bem picado a abobrinha. Eu comprei o queijo já ralado. Uma dica que dou é dar uma fervura na abobrinha para que ela fique mais saborosa. Não me lembro se ele fez isso, então não fiz, mas acredito que a abobrinha terá mais sabor.




Depois de tudo adiantado, usei uma panela alta e larga, porque não tenho uma risoteira, para refogar a pasta de cebola, alho e etc em um pouco de azeite.

O perfume era maravilhoso!!



Depois de refogada a pasta, acrescentei o arroz (sem lavar) e uma xícara de vinho branco e misturei bem. Como eu não bebo, comprei uma garrafinha pequena só para fazer o risoto. Depois aos poucos, fui acrescentando o caldo de legumes preparado no início. De pouco em pouco até dar um ponto al dente.


Quando o arroz ficou no ponto, acrescentei a abobrinha e misturei bem. Nessa hora já estava salivando!! Hummm, que fominha!!


Depois que incorporei bem a abobrinha, acrescentei a manteiga (olhômetro) e o queijo parmesão. Achei que seria muito queijo e coloquei a metade (220gr). Me enganei, coloquem as 400gr, mesmo, não fica salgado e dá mais sabor. aqui em casa, acabamos por colocar direto no prato. Esta parte final já fiz com o fogo apagado para não grudar tudo.




Piatto pronto. Ora basta mangiare. Bon appetit!




De Sobremesa, não tinha maçã do amor, mas tinha meu ovo de páscoa trufado de Maçã do Amor da Cacau Show que eu ganhei e não tinha aberto ainda!!! Serviu bem!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Minha aventura na cozinha - Risoto de Abobrinha . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*