sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Blogagem Coletiva - ORGULHO

Esta Blogagem faz parte do Blogagem Coletiva de Café com Bolo

Bom, desculpem só postar agora a noite, mas só cheguei em casa agora. Hoje foi dia de Clube de leitura e outros afazeres, então não deu tempo de postar nada antes como eu gosto, mas aí vai!

Não achei nenhuma imagem que pudesse transmitir o que quero trancrever, e na verdade até pouo tempo nem sabia o que escrever. Não sabia como falar de tal sentimento já que na grande maioria das vezes ORGULHO é usado mais pejorativamente que de outra forma. Então, nunca parei muito para ouvir e sentir esse tal ORGULHO de outra forma que não fosse negativamente.
Na verdade, já me incomodei muito com isso, porque em relação a mim sempre ouve uma tendência a me chamarem de orgulhosa, pedante, burguesa etc. Até quem nunca falou comigo, já me rotulava assim. ´
Quem tem orkut já deve ter visto uma comunidade assim: "Tenho cara de metida mas sou legal". Quando eu tinha orkut eu tava nessa comunidade. Porque eu pensava que por ter cara de metida me rotulavam como orgulhosa, pedante etc.
Isso me deixava muito chateada, triste, especialmente quando alguém da minha família falava coisas desse tipo. Aja análise e lágrimas!! Isso fez com que eu me fechasse cada vez mais, na adolescência ficava cada dia mais enfiada no quarto, cresci e fiquei adulta com pouquissimos amigos, tímida e muito fechada.
De uma certa forma não havia outro jeito deu viver esse sentimento que não fosse de forma negativa.

E como todo ser humano, fui me adaptando as realidades que encontrava na vida, e nisso esse papo de blog me ajudou muito, porque é uma forma de sair da casca. Confesso que prefiro ficar no virtual, mas começar a sair deste virtual tem sido um grande exercício. Porque mesmo já adulta, o rótulo continua e me fere até hoje! Mas eu aprendi, especialmente depois da maternidade, que o ORGULHO também tem um sentido bom e espero não estar enganada
E como acho que já me expus demais, e não gosto disso! Mas como não sabia por onde começar então ESCOLHI começar assim, é que vou para minhas já conhecidas listinhas das coisas das quais tenho ORGULHO, e se eu falar muito de mim, SORRY, mas acho que tenho muito o que me ORGULHAR.

Tenho orgulho dos meus filhos porque são lindos, talentosos, amorosos e inteligentes
Tenho orgulho de ver que meus filhos são amados por aqueles que me amam de VERDADE
Tenho orgulho de ter sido uma excelente aluna na faculdade e ter tido uma monografia nota dez
Tenho orgulho de ter feito uma especialização e ter meu talento reconhecido com outra monografia nota dez
 Tenho orgulho de começar a ter os meus muitos e novos cabelos brancos
Tenho orgulho de ser macho o suficiente para chorar
Tenho orgulho de ser paciente da minha analista que é a psicóloga mais competente e ética que já vi na vida!
Tenho orgulho de ver-me deixando minha marca na vida dos meus filhos
Tenho orgulho de ser filha da minha mãe e de me parecer fisicamente com ela
Tenho orgulho da minha honestidade e da minha solidão
Tenho orgulho da minha profissão
Tenho orgulho de estar NESTA Blogagem Coletiva
Tenho orgulho de não encher o saco de ninguém (e sabe que mesmo assim incomodo)
Tenho orgulho de ser Católica Apostólica Romana e ser fiel a Santa Madre Igreja
Tenho orgulho de ver que mesmo em meio a tantos escândalos a Igreja Católica
resiste bravamente pelas mãos de Papa Bento XVI
Tenho orgulho de ser humana demais e buscar consolo nos braços de Deus
pelo Sacramento da Confissão e Eucarístia.



Mas...
Não tenho orgulho de ser brasileira num país como esse em que só se valoriza o que não tem valor como o samba, a mulher nua e o futebol.
Não tenho orgulho de ter uma profissão e não conseguir me manter só com  ela
Não tenho orgulho de ser obrigada a votar, e nem do que chama de "as maravilhas do Brasil"
Não tenho orgulho de médicos mercenários que em nada valoriza o Outro e só valoriza o valor ($$$) que o outro pode dar a ele.
Não tenho orgulho dos políticos deste país
Não tenho orgulho da imagem que fazem de mim (brasileira) por causa de meia dúzia
e, não tenho orgulho de não conseguir sair de situações que não queria estar



13 comentários:

  1. Olá, querida Cynthia Leite
    Me identifico com muitos dos seus "orgulhos"...
    Ressalto o que, brilhantemente, nos disse:
    "Tenho ORGULHO de ser macho o suficiente pra chorar".
    Um grande abraço fraterno de paz.

    ResponderExcluir
  2. Eitcha Cynthia, arrebentou ein? Gostei! Principalmente por ver que está conseguindo se expor e se mostrar como é, sem medo de ser feliz! É isso aí minha amiga! Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, concordo com vc na maioria dos seus orgulhos e em todos os seus não orgulhos, vc tem mesmo que se orgulhar de vc isso é saudável , sabe a comunidade do orkut que vc falou?? eu tenho ela..kkkkkk...
    bjs ótimo post..

    ResponderExcluir
  4. Essas questões, que vc aponta como motivos para não ter orgulho, refletem uma postura bem coerente.
    Realmente são motivos para não se ter orgulho algum. As coisas não vão bem, a crise de valores é muito grande.
    Mas que bacana, vc tem muitos mais motivos para sentir orgulho e feliz! Que bom isso, eu fico contente por vc.

    E tenho orgulho do pessoal bacana dessa blogagem, orgulho de vc!
    bjs e bom fds querida Amica!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cynthia!

    Ótimo post. O orgulho tem seu lado bom sim, aquele que nos alegra pelo prazer das nossas conquistas, dos nossos amores, das nossas façanhas...
    Chato é aquele orgulhoso que quer ser o tal,nariz empinado, peito inflado, que não olha de lado, e não admira ninguém, esse sim, é digno de pena, pois, acaba sempre sozinho ou cercado de interesseiros, oportunistas e babões, né mesmo?

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  6. Ei Amica!
    Que maravilha te encontrar através dessa blogagem coletiva!
    Por falar em orgulho, Narciso não gosta do que não é espelho(agora eu escancarei heim!) e eu amei tudo o que disse, pois me vi espelhada em suas palavras.
    Assim como você, tenho orgulho das minhas conquistas, tenho orgulho da minha profissão, tenho orgulho de ser católica(delirei quando vi isso escrito aqui!), tenho orgulho de não encher o saco de ninguém, (mas também incomodo mesmo quando estou calada).
    Enfim adorei conhecer um pouco da sua alma.
    Vamos ser amigas?
    Bom final de semana.
    gd beijo

    ResponderExcluir
  7. Amica!
    Vim retribuir a visita e me deparei com essa maravilha de post! Que legal conhecer um pouco mais de sua alma.E cá para nós, Narciso não gosta do que não é espelho(agora escancarei), por isso AMEI tudo o que li, me vi espelhada nas suas palavras! Também tenho orgulho das minhas conquistas, da minha profissão, de ser católica(delirei quando li isso), da minha honestidade, de ser mãe, de estar participando dessa blogagem coletiva e ter a oportunidade de te conhecer!
    Adoraria ser sua amiga!
    Bom final de semana.
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Cynthia!! Que orgulho ver você se mostrando assim! Sei o quanto é difícil, mas mesmo assim, às vezes necessário - como na blogagem de hoje! Parabéns pela sua lista de orgulho, fiquei surpresa por ter feito uma lista de não-orgulho; não tinha pensado nisso, que boa ideia! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Cynthia,
    Se você nem sabia o que ia escrever e arrebentou desa forma, imagine se soubesse...Rsrsrs
    Ficou muito, muito bacana mesmo a sua participação.
    Bjo no core

    Ah! Obrigada pelo selinho, eu não esqueci não, vou postá-lo, logo.

    ResponderExcluir
  10. Ué...Escrevi um cometnário e não sei se deu certo,rs
    De qualquer modo repito tudo.
    Se você não sabia o que ia escrever e arrebentou desse jeito, fico imaginando se soubesse,rs.Foi deveras, uma grande participação na Blogagem Coletiva.
    bjo no core

    ResponderExcluir
  11. CYnthia, ter orgulho das nossas realizações, muitas vezes sofridas, é correto.
    Tembém falei do meu orgulho por coisas que me fazem bem.
    Mas dos seus "não-orgulhos", posso lhe dizer que se pensarmos o Brasil que os outros pensam e do que dele fazem os políticos mal intencionados, não teremos orgulho nunca.
    Mas não podemos tirar a beleza dele, ela está aí, para ser buscada, apreciada, entendida como dádiva e que nós, os bem intencionados, devemos preservar.
    Ninguém tem orgulho dessa terra que valoriza tanto o futebol, o bumbum feminino, o escracho e tantas coisas mais, mas é contra isso que temos que lutar e fazer dessa terra um lugar bom para os filhos e netos.
    Um bom fm de semana!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. Gostei da forma como você escreveu, revela uma familiaridade equilibrada sobre orgulho, sabe seu lado positivo e também sabe da sua ausência em momentos que realmente devemos repelir. Obrigada pela visita viu, de coração. Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cynthia

    Muito bom.
    Gostei muito da tua sinceridade, e pode ter certeza que vc não está se expondo não. Apenas está aprendendo a liberdade de se expressar, de por pra fora teus sentimentos.
    Apesar de não ter intimidade suficiente contigo, fiquei muito orgulhosa de você e do teu post.
    Parabéns!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Blogagem Coletiva - ORGULHO . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*