quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Um trecho de São Bernardo


Partilhando um pedaço do Ofício das Leituras na Liturgia das Horas.

Dos Sermões de São Bernardo, abade
(Sermo 5 de diversis, 4-5: opera omnia.
Edit. Cisterc.6,1[1970] 103-104)

(...) Cura-me, Senhor, e ficarei curado; salva-me e serei salvo (Jr 17,14), e ainda: Senhor, tem compaixão de mim, cura minha alma porque pequei contra Ti. (Sl 40,5).
Com o olhar do coração purificado por estes pensamentos, já não nos entretemos com nosso espírito na amargura, porém, muito mais com o espírito divino com grande atrativo. Não refletimos mais nada sobre a vontade de Deus em nós e sim no que ela é em si mesma.
Na vontade de Deus se encontra a vida (Sl 29, 6 Vulg.). Por isso não duvidamos de que, em tudo, o mais útil e fácil para nós é aquilo que é conforme a sua vontade. Então com a mesma solicitude com que desejamos conservar a vida de nossa alma, não nos desviemos dela, na medida do possível.
Enfim, tendo adiantado um pouco no exercício espiritual, guiados pelo Espírito, perscutado das profundezas de Deus, pensemos na suavidade do Senhor, como é bom em si mesmo. Com o profeta, roguemos ver a vontade de Deus e visitar já não mais nosso coração, mas seu templo; dizendo contudo: Dentro de mim, minha alma está perturbada: por isso lembrar-me-ei de ti (Sl 41,7)
Nestes dois pontos consiste toda nossa vida espiritual: olhando para nós, nos perturbemos e entristeçamos, para nossa salvação; e respiremos desafogados na consideração das coisas divinas, para recebermos a consolação na alegria do Espírito Santo. De lá nos venha o temor e a humildade, e daqui, brote em nós a esperança e a caridade.

2 comentários:

  1. Só em Deus repousa a nossa paz!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Paz!
    Estou respirando desafogada... bem na consideração das coisas divinas...
    A Consolação virá mais abundantemente, eu creio!
    Abraços fraternais

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Um trecho de São Bernardo . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*