terça-feira, 29 de abril de 2014

Citação - Edith Stein



“O corpo e a mente do homem estão equipados para a luta e a conquista segundo sua vocação original de submeter a terra e de tornar-se seu senhor e rei. Nele atua o impulso de sujeitá-la pelo conhecimento e assim apropriar-se dela pelo espírito, mas de adquiri-la também como posse, com os prazeres que ela tem a oferecer e, finalmente, de transformá-la em sua própria criação pela ação transformadora. (…) Quando a vontade de conhecer se revela forte e quando empenha todas as suas forças para satisfazê-la, vê-se na contingência de ter de renunciar amplamente às posses e ao desfrute dos bens da vida; quando coloca a sua vida a serviço de posses e prazeres, aproxima-se menos do conhecimento puro (…). Quando se dedica totalmente à criação de um pequeno mundo pela ação formadora (…) acaba relegando a um segundo plano o conhecimento puro e a alegria dos bens da vida. Em cada um desses campos por sua vez, o desempenho individual é tanto mais perfeito quanto mais limitada a área de ação. Desta maneira, é justamente o desejo da realização mais perfeita possível que leva à uniteralidade e ao atrofiamento de grande parte das suas possibilidades.” Edith Stein (A mulher: sua missão segundo a natureza e a graça, 2, II (EDUSC 1999, pág. 88)

2 comentários:

  1. Olha que coincidência! Eu vim de Campos do Jordão e lá estavam anunciando para outubro, a 6ª edição do Encontro Nacional da ANPOF com espaço dedicado a Edith Stein; Uma mulher que foi vítima da intolerância e que se tornou uma excelente filosofa, mesmo esse ambiente ser dominado por homens.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Verdade Luma! Edith foi aprimeira mulher a dar aula de Filosofia em uma universidade. Foi aluna de Edmund Husserl, organizadora dos escritos dele. E também foi mandada embora da universidade no início do Nazismo porque era mulher e judia. A história dela é incrível! Fiz um trabalho sobre ela na minha pós e sou apaixonada por Edith Stein!

    ResponderExcluir

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Citação - Edith Stein . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*