terça-feira, 22 de abril de 2014

O Quarto de Emma Donoghue




Nome do Livro: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Ano: 2011
Páginas: 349
Editora: Versus
Página do livrohttp://www.roomthebook.com


Li o "Quarto", influenciada por mais umas das ótimas resenhas do blog Quero morar em uma livraria, comprei o livro no ano de 2010 e só o li muito tempo depois. Claro que comecei em um dia e terminei no outro, não porque eu não faço nada e só leio, mas porque eu fiz tudo com ele na minha frente e dormi pouco. O livro em um momento me prendeu, meu deu angústia pois não sabia o que ia acontecer... Mas sobre o que é o livro?

O livro conta a história de Jack, um menino de cinco anos que nunca viu o mundo, ou o Lá Fora, como ele chama. E de sua Mãe, uma jovem que vive em cativeiro a sete anos, sob os maus tratos de um homem perverso, que o menino chama de Velho Nick.
No cativeiro a Mãe faz tudo para que o menino não sinta a angústia que ela sente por estar ali presa a tanto tempo, e sinceramente tento enfrentado tudo o que ela enfrentou, não sei como ela manteve a força e a lucidez para criar o filho! Sem que ele percebesse que tudo ali é um pesadelo interminável. Inteligente e curioso, Jack conseguia levar a mãe ao limite da paciência, mas de uma certa forma ela devia ter a segurança de quando ela ficasse "Fora", ele estaria seguro perto dela.

A história se desenrola e numa tentativa desesperada ela planeja a fuga deles, acho que nem ela sabia que tinha um filho tão corajoso. Mas, penso que ambos foram movidos pelo amor de si mesmos e pelo amor de um pelo outro. Eu sofri junto com ela e o menino, fiquei tensa, chorei, pensei nela sozinha lá dentro. É incrível, mas eu consigo entrar na história pra valer, especialmente se o livro é bom.

O que mais me chamou a atenção, foi a forma como os de "Lá Fora" viam a experiência que a Mãe e o Jack viveram, todos se julgavam saber e encaravam como se o que fosse "normal", especialmente para o Jack, fosse esse mundo real, o qual vivemos. O tempo todo eu pensava (como se fosse real): Será que ninguém percebe que para o menino o real é o "Quarto"??!! O único mundo que ele conhece nos cinco anos de vida do menino era este!!?? O menino fica muito confuso, querendo voltar para o mundo dele, ele não entende até ele ler o que aconteceu com a mãe dele num jornal e imaginar que talvez não tenha sido tão bom assim!

Mas acredito que ele só entende isso quando ele volta no quarto e não o reconhece mais como o seu lugar, mas como um buraco feio, pequeno e fedorento. Eu amei o livro, vale muito a pena lê-lo, é uma história de amor e sobrevivência diante de limites reais e concretos.
É isso aí acho que essa foi minha primeira resenha, não sei se é assim que se faz, mas é uma proposta nova para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: O Quarto de Emma Donoghue . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*