terça-feira, 29 de abril de 2014

Curiosidade sobre a Russia e Dostoiévski



Texto retirado de: DOSTOIÉVSKI, F, 1821-1881. O Adolescente; adaptação e apêndice Diego Rodrigues; ilustrações Renato Alarcão.- São Paulo: Cia das Letras, 2010.

"SOBRE NOMES E APELIDOS RUSSOS

Os russos costumam ter três nomes: o de batismo, o patronímico e o de família. O patronímico se forma a partir do nome do pai, com sufixos diferentes para gênero masculino e feminino. De modo geral, os filhos recebem o nome do pai com a terminação "itch", e as filhas, com a terminação "ovna" ou " evna". O pai adotivo de Arkádi (personagem principal do livro) se chamava Makar, por isso seu nome é Arkádi Makárovitch. A irmã de Arkádi - Elisaveta, apelidada de Lisa - também recebeu o nome do pai adotivo; seu nome é Elisaveta Makárovna. Já Ana, meia-irmã de Arkádi e Lisa, é filha oficial de Andrei Versílov, por isso se chama Andréievna.
No séculos VXI, o uso do patronímoco era habitual em Portugal, o que deixou marcas nos sobrenomes na nossa língua até hoje. Rodrigues é filho de Rodrigo, Nunes é filho de Nuno, Esteves é filhos de Estevão. O mesmo uso havia na Espanha (Rodríguez, Nuñez, Estévez).
Quando se faz uma referência ao nome da família no plural, geralmente se acrescenta um "i" na transliteração em português - por exemplo, para se referir à família de Versílov, usa-se " os Versílovi".
Os russos são muito carinhosos no tratamento: parentes e amigos frequentemente chamam um ao outro pelo apelido. Elisaveta é chamada de Lisa; Sófia, de Sônia, e Arkádi por vezes é chamado de Arkacha. Também são usados diminutivos, como mamienhka, que vem de " mamãe". Nas relações de trabalho e em conversas mais formais, as pessoas costumam ser chamadas pelos dois primeiros nomes; o nome completo só é utilizado em ocasiões jurídicas e muito formais." (p. 13-14)

Legal né??!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!

Litteras et Fidem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Copyright 2014 Litteras et Fidem: Curiosidade sobre a Russia e Dostoiévski . Personalizado por Meri Pellens . Tecnologia do Blogger.
*Proibido cópia sem autorização da autora. Plágio é crime previsto por lei.*